ArmandoMédico do Trabalho Sou natural de Coimbra, tenho 64 anos de idade e estou reformado da função pública, tendo pedido a reforma antecipada com mais de 41 anos de serviço. Em Portugal, trabalhava há mais de 20 anos como Médico do Trabalho em várias empresas que, entretanto, por dificuldades várias, foram atrasando o pagamento de honorários ou simplesmente faliram e fecharam. As que sobraram, também não dão garantia de conseguirem sobreviver...
Entretanto vi um anúncio da Medicis Consult, publicado na revista da Ordem dos Médicos portuguesa, aceitando candidaturas para médicos do trabalho. Enviei um mail, e quem entrou em contacto comigo a partir daí foi a Fátima Garcia, que com inexcedível zelo e profissionalismo tratou de tudo. É um processo longo e delicado, mas que tem de ser feito com calma para não surgirem imprevistos futuros.
Durante a minha estadia em Paris (tempo da entrevista e visita ao Centro onde ia trabalhar) fui sempre acompanhado pela Fátima Garcia nos diversos encontros programados com os responsáveis do sector onde me propus trabalhar.
Para além disso, fui sempre informado daquilo que tinha de ir tratando, como obter todos os documentos necessários e respectivas traduções certificadas (com a experiência da Fátima consegui fazer a tradução em Lisboa de todos os documentos por metade do que pagaria em Coimbra...) e tudo tratado por correio electrónico.
Conheço a França desde muito novo e sempre me atraiu o seu modo de vida e a sua cultura.
Resumindo: demorei cerca de um ano a iniciar o trabalho em França.
Em relação à instalação no país, devido a certas burocracias das agências imobiliárias, há um constrangimento no aluguer de casas. A Fátima Garcia, conhecedora destas coisas, conseguiu no site PAP ( particulier à particulier ) encontrar-me uma casa na mesma rua onde tenho o gabinete de consulta!
Depois de estar integrado, resolvi fazer o curso de francês, que é pago na íntegra pela minha entidade empregadora. Tudo o que me foi proposto pela Medicis Consult foi o que na realidade encontrei na prática.
Toda a burocracia deste processo de mudança tem sido ultrapassada passo a passo e com paciência (morada oficial, abertura de conta bancária, contrato do telefone e internet, luz, etc, etc). Mais uma vez, as instruções da Fátima Garcia foram preciosas, e em caso de dúvida ou dificuldade, está sempre disponível para um aconselhamento e ajudar na resolução do problema.
A Medicis-consult tem recrutado inúmeros médicos para França, e só lamento não ter tido conhecimento mais cedo, pois já estaria por aqui há mais tempo.
O papel da Fátima Garcia é preponderante no contacto com os médicos portugueses e daí o seu sucesso no recrutamento.
Os meus parabéns a toda a equipa!